Seu acervo é constituído por diversas aeronaves, motores, armas e objetos vinculados a história da Aeronáutica e da aviação brasileira, além de ampla documentação histórica. Em exposição permanente, encontram-se 80 aeronaves, inclusive uma réplica exata do 14 Bis, o primeiro avião construído por Santos Dumont. Possui ainda 12 salas expositivas temáticas e um hangar de restauração.
História
Desde 1943, havia a idéia de criar um museu aeronáutico. O Ministro Salgado Filho, primeiro-ministro da recém criada Força Aérea, determinou sua organização, sendo o trabalho interrompido por falta de um local adequado.
Com a transferência da Academia da Força Aérea para Pirassununga em 1971, os hangares da antiga "Divisão de Instrução de Voo" da Escola de Aeronáutica foram reformados para este fim, enquanto o acervo (aviões, motores, armas, documentos e outras peças de valor histórico) foi sendo reunido e preparado. O Museu Aeroespacial foi finalmente inaugurado em 1976.
Em 2006, graças a parceria com a Embraer, o museu recebeu novas salas temáticas contando a evolução da aviação no Brasil.4 Também deve ser destacado o trabalho desenvolvido pela Associação dos Amigos do Museu Aeroespacial (AMAERO), a conservação das aeronaves é garantida pelo projeto "Adote um avião".
Acervo
Criado originalmente para preservar a memória da Força Aérea Brasileira, o museu possui em seu acervo as principais aeronaves já operadas pela força, bem como pela aviação naval e do exército que a precederam. Preserva atualmente não só a aviação militar, mas o próprio desenvolvimento da aviação e da indústria aeronáutica brasileiras. Possui um acervo bibliográfico com cerca de cinco mil obras, além de um importante arquivo histórico, contendo documentos, fotografias, negativos, filmes, etc. Uma das maiores atrações é o coração preservado de Santos Dumont.
O visitante também poderá conhecer a respeito do programa espacial brasileiro, originado de esforços da FAB. Através de programas de intercâmbio, o museu tem recebido doações de aeronaves nunca operadas no Brasil, mas de grande relevância, colocando o museu no roteiro museológico militar internacional.
Em 2012 o acervo recebeu mais cinco aeronaves: um AT 26 Xavante 4462, primeiro da FAB, construído em 1971, um AT-26A Impala, um U7 Seneca, um rebocador G-19 Ipanema, um Boeing 737-200 FAB VC 96, que transportou oito presidentes da República, e uma cabine do simulador de voo do F-5E Tiger II.
Salas Temáticas
- Exposição Esquadrilha da Fumaça
- Sala de Armas - com mísseis, bombas, metralhadoras e cargas de profundidade
- Sala Ministro Salgado Filho
- Exposição A FAB na Guerra
- Exposição Santos-Dumont
- Exposição Primórdios da Aviação Brasileira
- Exposição Embraer
- Sala de Briefing
- Sala de Simuladores
- Exposição A Mulher na FAB
- Espaço motores aeronáuticos
- Exposição Departamento do Controle do Espaço Aéreo - DECEA
Eventos
O museu realiza regularmente exposições de Aviation Art e ainda abriga a sede da Associação Carioca de Aeromodelismo. Esta última promove regularmente competições e mostras, sendo corriqueiro a presença de associados praticando, sempre uma curiosidade aos visitantes.
Shows Aéreos
Os Shows Aéreos contam com a participação de unidades da Força Aérea, Marinha, do Exército e particulares, tanto em exposição estática, quanto realizando apresentações. Milhares de pessoas se reúnem para assistir acrobacias aéreas realizadas por diferentes aeronaves. O ponto alto da festa é a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
Visitas ilustres
Este Dornier Do-24 percorre o mundo, participando de eventos aeronáuticos e sendo exibida a toda humanidade. Em março de 2006, ela visitou o Rio de Janeiro, realizando pousos e decolagens na Baía de Guanabara e ficando em exibição no Museu Aeroespacial (MUSAL).
Mudança
O MUSAL está localizado em um ponto afastado do centro da cidade, já ocorreram diversas propostas para que fosse transferido para outro local, o que sempre esbarra nas dificuldades orçamentárias. Seria necessária a construção de uma grande área para abrigar os hangares de exposição, os hangares de restauração, as salas de exposição e ainda uma ou mais pistas com estrutura mínima de operação utilizadas para eventos e chegada de novas aeronaves em voo.
Endereço e Horário de Funcionamento
Localização
Avenida Marechal Fontenelle, 2000 - Campo dos Afonsos - Base Aérea dos Afonsos.
Aberto das terça às sextas-feiras, das 9h às 15h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30min às 16h.
Fonte: Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário