As exposições, peças de teatro e atividades lúdicas e interativas buscam instigar o interesse do público pelos processos e avanços científicos e seus impactos no cotidiano. O museu pretende, sobretudo, ampliar o nível de participação da sociedade em questões ligadas à ciência, à saúde e à tecnologia.
O circuito de visitação tem início no Centro de Recepção, onde o visitante recebe informações e orientações e pode embarcar no Trenzinho da Ciência para conhecer os quatro espaços temáticos: Passado e Presente, Parque da Ciência, Ciência em Cena e Biodescoberta. Os espaços possuem exposições de longa duração, que abordam temas como biodiversidade, evolução, energia, arte e ciência, percepção sensorial, óptica e história da ciência.
Conta com outros setores que buscam fazer a articulação com professores e escolas, promover o debate e a reflexão sobre a divulgação científica, realizar estudos para avaliar seu público, desenvolver produtos multimídias e de divulgação, além de preservar o acervo museológico da Fiocruz.
O museu também amplia seu público por meio de exposições itinerantes, montadas em diversos estados brasileiros, e do Ciência Móvel, um caminhão que leva exposições, jogos, módulos interativos, vídeos científicos, contadores de histórias e palestras para todo o Sudeste do país.
Possui três programas de capacitação: Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde (lato sensu), em parceria com a Casa da Ciência da UFRJ, a Fundação CECIERJ, o MAST e o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico; Pró-Cultural - Programa de Iniciação a Produção Cultural, para jovens de 16 a 19 anos matriculados no ensino médio de escolas públicas; Pró-Pop - Programa de Iniciação à Divulgação e Popularização da Ciência, para estudantes universitários interessados em divulgar temas de ciência e tecnologia, especialmente na área da pesquisa em saúde, para o público em geral.
Localização
Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos
Rio de Janeiro/RJ - Brasil
Fonte: Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário