O Parque Aquático Maria Lenk integra o Complexo Esportivo Cidade dos Esportes, na Barra da Tijuca, parte dos investimentos da prefeitura do Rio de Janeiro para receber as competições de natação, nado sincronizado e saltos ornamentais dos Jogos Pan-americanos de 2007. O nome do parque aquático é uma homenagem à nadadora brasileira Maria Lenk, falecida pouco menos de três meses antes de sua inauguração.
O Parque Aquático, projetado de acordo com os parâmetros e especificações estabelecidos da Federação Internacional de Natação (FINA), é parcialmente coberto e composto por uma piscina olímpica, uma piscina de aquecimento e um tanque para saltos ornamentais.
O complexo tem capacidade para receber aproximadamente oito mil pessoas. A área de construção é de 42 mil metros quadrados. As instalações esportivas também foram projetadas de acordo com as especificações exigidas para a realização dos Jogos Parapan-americanos de 2007, bem como ambientes e equipamentos preparados para receber portadores de necessidades especiais.
Passou a ser, a partir de março de 2008, a ser administrada pelo Comitê Olímpico Brasileiro,1 que tem projetos de treinamentos para atletas olímpicos e paraolímpicos, técnicos e árbitros, além de cursos, congressos, workshops, academia de ginástica e escolinhas de natação, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado.
O Comitê Olímpico Brasileiro hoje administra o parque, onde além de treinamentos de escolinhas de natação e de outros esportes áquaticos, o parque possui áreas para treinamento de Judô, Academia de Musculação, promove Cursos e Workshops, além de centro de treinamento de outros esportes, parte dos escritórios do Comitê Olímpico Brasileiro ficam no parque, desta forma o local se tornou um bom legado dos Jogos Pan-americanos de 2007 para a cidade do Rio de Janeiro e além do mais o parque será utilizado para Jogos Olímpicos de Verão de 2016.
Fonte: Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário