A Rua Principal era composta de bares, restaurantes e várias lojas (do próprio parque), todos com as fachadas em vários estilos da arquitetura brasileira.
A principal montanha-russa do parque, a Monte Makaya, foi a recordista em inversões no mundo (8 inversões ao todo) durante quatro anos, porém, foi superada pela Colossus, localizada no parque inglês Thorpe Park, que conta com 2 inversões a mais. Hoje em dia, a Monte Makaya é está em segundo lugar no ranking mundial de inversões.
História
Desde a sua abertura, em janeiro de 1998, o Terra Encantada não conseguiu superar as expectativas do público, que chegou a comprar ingressos antes mesmo da inauguração. Falava-se numa Disney carioca e a Barra tornava-se a terra da diversão e da fantasia, atraindo dezenas de investidores.
No projeto, era esperado mais de 60 opções gastronômicas e chegou até a ser cogitada a abertura de uma filial da rede americana de restaurantes temáticos Planet Hollywood. Os investimentos chegaram a US$ 220 milhões. Mais de 12 mil pessoas deveriam ser empregadas direta e indiretamente e a previsão era de 20 mil visitantes por dia. O faturamento chegaria a cerca de R$ 30 milhões mensais. Porém, desde a execução do projeto o parque enfrentou problemas. A inauguração foi duas vezes adiada. A primeira estava prevista para o dia 12 de outubro de 1997 e a outra, para 15 de dezembro do mesmo ano. Quando foi aberto, no dia 15 de janeiro de 1998, só 15 das 21 atrações estavam disponíveis. Os primeiros visitantes, decepcionados, chegaram a exigir a devolução do dinheiro.
O centro de lazer estava funcionando há menos de um mês quando recebeu a visita da atriz Ísis de Oliveira. A artista se machucou numa das principais atrações do parque (o elevador Cabum), e entrou na Justiça.
Depois disso, uma série de problemas abalaram a credibilidade do Terra Encantada. De brigas entre lutadores de jiu-jítsu a uma greve de funcionários.
Um dos casos que ganharam mais repercussão na imprensa aconteceu em março de 2002 durante um show de rock da banda Charlie Brown Jr. Segundo o jornal O Globo Uma briga generalizada, por volta das 1:30 da madrugada, resultou em 61 feridos. Lojas foram destruídas e saqueadas, e pedras, cadeiras, lixeiras e vasos de plantas foram atirados para todo lado por jovens que assistiam ao show.
Em 2010, o Terra Encantada foi escolhido para ser o local das gravações da novela Bela,A Feia da Rede Record tendo toda sua Rua Principal transformada em um bairro do Rio de Janeiro antigo, mas precisamente no bairro da Gamboa.
Porém, no dia 19 de Junho de 2010, a ajudante de cozinha Heydiara Lemos Ribeiro foi arremessada para fora da Monte Aurora, caindo de uma altura de aproximadamente 10 metros. A vítima faleceu por traumatismo craniano.
Personagens
Os personagens foram criados especialmente para o Parque, com base no tema, que era a cultura brasileira e suas origens: indígena, africana e europeia. Aproveitando a fauna brasileira, tiveram destaque alguns animais ameaçados de extinção - como o mico leão dourado, a arara azul e o boto cor-de-rosa -, que conseguiram se salvar e foram viver na Terra Encantada.
Áreas Temáticas
A Terra Encantada estava dividida em diferentes áreas temáticas que retratam as origens do povo brasileiro. Andar pelo parque é admirar seu bonito cenário e claro andar nos seus brinquedos inovadores.
Rua Principal
A Rua Principal da Terra Encantada tem a sua temática voltada para o Rio Antigo. A proposta era de se reviver os tempos da boêmia das antigas ruas do Rio de Janeiro. Com a decadência do parque, a Rua Principal perdeu a maioria de seu brilho e as lojas. Apenas algumas lanchonetes e os cenários da já encerrada "Bela, a Feia" compõem a estrutura temática.
Inspirada na cultura europeia, essa área do parque era a área de brinquedos extremos. Com o tempo toda a sua temática foi apagada, restando apenas alguns resquícios como a estação do Cabhum e o castelo, já deteriorado, da atração Chega Mais.
A Terra das Crianças homenageava o futuro do mundo que são o público infantil. Composta de brinquedos clássicos.
Homenageando os índios do Brasil, essa área temática possui as Corredeiras, um poderoso rio que deixará você totalmente encharcado!
A Terra Africana foi planejada para expor aos visitantes as características da cultura africana na brasileira. O cenário nos primeiros anos do parque foi muito bem tematizado, e poderia até abrigar um Planet Hollywood. Porém com o tempo, toda o clima africano foi perdido e hoje só resta apenas traços, como a atração Tombô.
Com planos para ser inaugurado em 1999, o Castelo das Águas iria ter uma surpresa dentro dele, uma montanha-russa no escuro. Possuiria um bela tematização e funcionaria junto com o Show das Águas. Infelizmente esses projetos não chegaram a ser concluídos.
Fonte: Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário